top of page
Uma iniciativa Psicossocial dedicada ao contexto laboral, com vista a ultrapassar a crise COVID-19 e manter a produtividade
A pandemia coronavírus alastrou-se rapidamente pelo mundo, com ela trouxe um considerável grau de preocupação e medo, na população em geral e em determinados grupos em particular. Em termos de saúde mental pública, o principal impacto psicológico até o momento são taxas elevadas de stress e ansiedade. Mas, ao passo que novas medidas e impactos são introduzidos - especialmente a quarentena e os seus efeitos nas a:vidades, ro:nas ou meios de vida habituais de muitas pessoas, níveis de solidão, depressão, uso nocivo de álcool e drogas, comportamento de auto-agressão ou suicídio, provavelmente, tendem também a aumentar. Ao nível do ambiente laboral, o coronavírus (COVID-19) apresenta desafios novos e únicos.
A Pandemia obriga-nos a navegar em águas desconhecidas, tornando importante encontrar novas maneiras de trabalhar e interagir, além de cuidar da nossa saúde mental e bem-estar. Muitos estão em teletrabalho em tempo integral pela primeira vez, isolados de colegas de trabalho, amigos e familiares. As nossas rotinas de vida diária são interrompidas, causando ansiedade, stress e tensão adicionais - fisicamente, mentalmente e financeiramente. É completamente natural que estas perturbações e incertezas causem ansiedade e stress. Agora, mais do que nunca, todos devemos cuidar de nossa saúde mental e bem-estar. Ao protegermo-nos contra uma possível exposição ao coronavírus, lembre-se de que o distanciamento social não significa isolamento social.
Como parte da sua resposta à condição da Saúde Mental no âmbito da Saúde Pública, a AlertaMente trabalha com a Plataforma de Política da Saúde da Comissão Europeia e orienta-se, nomeadamente neste tema, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelas Nações Unidas- Inter Agency Standing CommiYee - Addressing Mental Health and Psychosocial Aspects of COVID-19 Outbreak. Somos continuamente orientados pelo Programa Nacional de Saúde Mental (PNSM) da Direção Geral de Saúde.
COMO PODEM OS PROFISSIONAIS DE RECURSOS HUMANOS APOIAR OS COLABORADORES?
Mostre empatia e esteja disponível
Os trabalhadores provavelmente estão a sentir-se sobrecarregados e ansiosos com as circunstâncias relacionadas ao vírus.
Programa de Assistência ao Colaborador (PAC)- Disponibilize ajuda profissional á sua estrutura
Nomeadamente apoio psicossocial por forma a mitigar de imediato medos, ansiedade, o isolamento, evitar o uso de substâncias nocivas, tentativas de suicídio, incluindo, responder a perguntas e tranquilizá-los sobre o trabalho e outros problemas que possam surgir.
Mantenha-se conectado com as ferramentas de comunicação e reunião
Use as opções de reunião virtual com vídeo, como Skype, Zoom ou JoinMe, para check-ins regulares e para permi:r que as equipas se conectem "cara a cara”.
Reconheça o impacto do isolamento e da solidão
Trabalhar remotamente pode fazer com que as pessoas se sintam isoladas, tornando mais importante o contato de forma regular com a sua equipa, não apenas sobre o produto do trabalho, mas também para ver como estão. A solidão pode levar à depressão e a outros problemas de saúde mental. Esteja ciente das mudanças significa:vas que se podem denotar na personalidade ou no produto de trabalho do membro da equipa, tal é um claro sinal que o trabalhador está a ter problemas.
Incentive a formação on-line
Este é um ótimo momento para incentivar os colaboradores a aprimorarem as suas habilidades com a formação on-line. Também é uma boa distração pois ao concentrar-se na aprendizagem/formação, não estão preocupados com outros problemas.
Encontre formações on-line e novas oportunidades para recomendar
Faça check-in com o Programa de assistência ao Colaborador para confirmar a sua disponibilidade e coordenar o suporte aos trabalhadores. Lembre à equipe que o PAC está lá se precisar de suporte e pode conectar funcionários com suporte comportamental à saúde, se necessário. Além disso, conecte-se ao (s) plano (s) de saúde da organização para saber o que estes oferecem para apoiar os colaboradores e passe essas informações aos trabalhadores. Certifique-se que inclui todos os links e números de telefone relevantes para o PAC e plano de saúde na comunicação.
Este serviço, incluindo as respostas administradas via online e/ou presencial, é orientado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), pela Sociedade Internacional para a Saúde Mental Online (ISMHO), pela American Psychological Associa:on (APA) e regulado pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS).
Meditação
Sessão 60-90 minutos.
Aplicado em Grupo a Departamentos
As várias técnicas meditativas, com exercícios de postura e respiração, permitem melhorar o potencial criativo humano, pelo desenvolvimento de momentos de harmonia, proximidade, equilíbrio e de maior gestão emocional, entre outros.
Gestão de Conversas Dificeis & Conflitos
Sessão 3h com intervalo.
Aplicado em Grupo a Departamentos
Técnicas e ferramentas práticas para gerir conflitos de forma eficaz, criativa e adequada, cultivando a empatia, a comunicação eficaz, assertiva e a escuta ati
Mindfulness
Sessão 60-90 minutos.
Aplicado em Grupo a Departamentos
Promove o estado de atenção ao momento presente, pela observação das sensações físicas, pensamentos e emoções. Algumas aplicações deste método de redução de stress tem um impacto imediato, promovendo a empatia, a compaixão, uma maior consciência e sensibilidade interpessoal.
Inteligência & Gestão Emocional
Sessão 3h + break
Aplicado em Grupo a Departamentos
Saber reconhecer e identificar as sensações, emoções, sentimentos e pensamentos é fundamental para uma vivência plena e saudável, face às necessidades, escolhas e tomadas de decisão do nosso dia-a-dia.
Sessão Terapeutica
Sessão 60minutos.
Aconselhamento Individual e/ou Familiar.
No sentido de criar condições intimas, anônimas e independestes será criada uma telefônica dedicada a empresa, assim como uma linha de Skype e/ou marcação individual.
bottom of page